quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Estrangeiro

“Um gigante ganha vida e voa pelo Vale do Anhangabaú”


O Vale do Anhangabaú foi o palco de um evento que une o grafite de OSGÊMEOS, os gigantescos bonecos infláveis da companhia francesa Plasticiens Volants, e a música de Siba e Fuloresta, com participação especial de Nação Zumbi e Zeca Baleiro. 

A parceria entre os grafiteiros OSGÊMEOS e a companhia francesa Plasticiens Volants levou o público ao delírio com bonecos infláveis gigantescos, música e luzes em todo o Vale do Anhangabau. Os dois dias de apresentação contaram com Siba (ex-Mestre Ambrósio) e o grupo Fuloresta, com participação especial de Zeca Baleiro e a Nação Zumbi. 

Zeca Baleiro
Havia bastante gente no Vale do Anhangabaú, mas a apresentação foi tranquila. Muitas crianças também assistiram e se encantaram com o estrangeiro, a mosca, a coruja e a serpente gigantes, personagens flutuantes do evento. Diferente e inovador, o espetáculo “O Estrangeiro” aconteceu nos dias 12 e 13/11/09, integrando a programação do Ano da França no Brasil.
“O Estrangeiro” é uma personagem de OSGÊMEOS (pintada na lateral de um prédio no Vale do Anhangabaú) que ganha vida nos bonecos infláveis do grupo Plasticiens Volants. Sozinho e perdido num lugar estranho, o estrangeiro, grafitado ou inflado, é uma metáfora da solidão humana. Com a ajuda de um manipulador de marionetes, o estrangeiro aprende os primeiros passos que o levam a um novo mundo onde ele interage com uma mosca, uma serpente e um pássaro. As obras de OS GÊMEOS, Gustavo e Otávio Pandolfo, contribuíram – e muito - para que o grafite fosse reconhecido como arte urbana, bem diferente das pichações. 
Siba



Os desenhos dos irmãos Pandolfo ganharam as ruas mundo afora, e já coloriram até o castelo Kelburn, um dos mais importantes da Escócia, e o museu de arte contemporânea londrino Tate Modern. A Cia Plasticiens Volants surgiu em 1976 e faz apresentações curiosas com bonecos infláveis que interagem com o público em espetáculos baseados em poemas, contos, mitos e lendas. Siba integrou o grupo pernambucano Mestre Ambrósio, e agora dá outros rumos na sua carreira de músico e compositor. Acompanhado do Fuloresta, essa outra fase de Siba tem sonoridades bem fincadas em Pernambuco, sem as “mudernidades” e mistura do Mestre Ambrosio. O CD “Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar” tem capa ilustrada por OSGÊMEOS.

Clique nas imagens para visualizar as fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário